Caro Associado,

A atual Diretoria da SBD completa um ano de gestão. Acreditamos que nossa Sociedade deve ter passado por um de seus momentos mais difíceis, considerando todo o contexto do país, especificamente a atual política de saúde de nosso governo e a invasão de nossa especialidade por profissionais não médicos e médicos de outras especialidades.

Excrecências como Cotas nas Universidades, o absurdo aumento de Faculdades de Medicina, o PROVAB que beneficia médicos recém-formados com 20% de aumento na nota dos concursos de residência médica, a importação de médicos sem a justa validação de diplomas, os Vetos à Lei do Ato Médico e as resoluções dos Conselhos Federais de Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia, autorizando profissionais não médicos a praticarem atos de responsabilidade médica, nos exigiram grandes esforços e continuadas ações, na Defesa Profissional de nossa especialidade.

Antes de assumirmos a Direção da SBD em Janeiro de 2013, precisávamos definir nossas metas, prioridades, planos de trabalho, as ações e estratégias para uma gestão com vistas à excelência, obedecendo às finalidades de nossa Sociedade.

Confira nesta edição especial de nosso Boletim eletrônico algumas das principais ações realizadas durante o primeiro ano de nossa Gestão.

Gostaríamos de ressaltar que foi árdua a tarefa de descrever todas as ações aqui mencionadas e pedimos desculpas caso tenhamos esquecido de relatar alguma atividade realizada por qualquer associado.

Agradecemos profundamente a todos que colaboraram com a SBD! Todos os assessores, membros da Diretoria Estendida e Coordenadores de Departamentos. Agradecemos também aos associados que, com críticas construtivas e reconhecimento de nosso trabalho, contribuíram para nossa Gestão.

Destacamos que a união, dedicação e disponibilidade dos Diretores e de todos os funcionários da SBD, foram fundamentais para chegarmos ao final de um ano de Gestão com a sensação de dever cumprido!

Os obstáculos e desafios vivenciados nos motivaram ainda mais a trabalhar muito e servir à SBD!

Muito obrigado a todos e um Feliz Ano Novo!

Diretoria mais próxima dos associados e dos funcionários 
Acreditamos que um relacionamento forte e duradouro se constrói a partir de conhecimento mútuo. Seria preciso reconhecer que o associado SBD tem suas opiniões e visões próprias e que essas poderiam facilitar nossa Gestão. Se não conhecêssemos o associado, estaríamos fazendo uma Gestão baseada em percepções pessoais, que poderiam até estar corretas, mas, quando oferecemos ao associado a oportunidade de se expressar livremente, estamos demonstrando interesse real nas suas expectativas e necessidades. Contratamos uma empresa especializada que realizou, de forma inédita, a Pesquisa: “O perfil do dermatologista da SBD”. A pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil do dermatologista brasileiro e suas expectativas em relação à SBD, de modo a subsidiar definições estratégicas à nova gestão. A participação dos associados foi fundamental para o planejamento das ações da nova Diretoria.

Fizemos também uma reunião com todos os funcionários, para conhecer o quadro administrativo, suas percepções, motivações, reclamações e principalmente suas sugestões para o bom desempenho administrativo da SBD.
Projeto “Aprovados no TED”.

Com criação de nova categoria de inscrições nos eventos científicos da SBD, os novos aprovados no TED puderam participar destes eventos. Numa Cerimônia de Boas Vindas realizada durante o Congresso Brasileiro de Brasília, os novos aprovados no TED receberam um “Kit de Boas Vindas”, contendo as orientações  para se obter e registrar o Título de Especialista e fascículos sobre Montagem de Consultório, Gestão, Planos de Saúde, Ética e Marketing Médico, Conduta e Defesa Profissional.

Sócio Aspirante
Foi enviado um ofício aos residentes do 3o ano informando as vantagens e importância de se tornar associado aspirante, oferecendo inscrição gratuita nos eventos científicos promovidos pela SBD. 

Gestão em equipe
Realizamos o “Fórum da SBD” e reuniões de planejamento com a Diretoria Estendida, Coordenadores das Campanhas de Psoríase e Prevenção do Câncer da Pele, Assessores, Coordenadores de Departamentos, Chefes de Serviço e Presidentes das Regionais, com ampla discussão das metas, planos de trabalho, cronogramas, reivindicações, sugestões e o planejamento de toda a gestão.

Reunião com a Indústria Farmacêutica
Na ocasião, foram discutidas as propostas da SBD para gestão  2013-2014, fornecimento de insumos e equipamentos para Serviços Credenciados, centralização de eventos científicos via SBD Nacional e suas Regionais, valorizando o Dermatologista da SBD, inclusive discutindo a venda de equipamentos a médicos não dermatologistas e não médicos.

  

Diretoria da SBD – Gestão 2013-2014
Denise Steiner – Presidente

Gabriel Gontijo – Vice Presidente

Tesoureira – Leninha Valéria do Nascimento

Secretária Geral – Leandra D’Orsi Metsavaht

1a Secretária – Flávia Alvim Sant’anna Addor

2º Secretário – Paulo Rowilson Cunha

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA – REGIONAL PIAUÍ
Presidente: LAURO RODOLPHO SOARES LOPES
Vice-Presidente: REGIO JOSE SANTIAGO GIRAO
Tesoureira: LIA RAQUEL GOMES DO VALE
1ª Secretária: ERIKA MAULLER
Bibliotecário: LAURO LOURIVAL LOPES FILHO