SBD já planeja as ações deste ano, que devem ser realizadas em setembro
 
Em 2013 a SBD completa o quinto ano consecutivo de parceria com a La Roche-Posay para a realização do Tour de Prevenção, ação até então permanente e parte importante da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP). Os dados fornecidos pelo laboratório mostram que as quatro edições do Tour atenderam a mais de 12 mil pessoas, sendo registrados mil diagnósticos de câncer da pele. 
 
No ano passado, o projeto priorizou visitas em cidades interioranas das regiões Norte e Nordeste, onde o acesso à informação e ao atendimento médico ainda é pequeno. Nove cidades brasileiras estiveram na rota do Tour, que registrou 3.220 assistências com o diagnóstico de 296 lesões suspeitas da doença. 
 
Em 2011, 3.774 pessoas passaram por consultas no caminhão itinerante, e 329 apresentaram sinais de câncer da pele. Segundo o coordenador da CNPCP, Marcus Maia, “as estatísticas demonstram uma elevada percentagem de diagnóstico para câncer da pele, provavelmente pela divulgação das características do paciente de risco, bem como do aspecto clínico da doença. 
 
Hoje a estratégia na luta contra o câncer da pele é: Você é um paciente de risco? Então faça o exame preventivo para câncer da pele! As caracteríscas do paciente de risco são sempre muito divulgadas.” 
 
A diretora da La Roche-Posay, Sophie Velut, afirmou que o Tour de Prevenção, realizado conjuntamente com a SBD, é uma importante iniciativa que reafirma o caráter social da marca. “A La Roche-Posay se preocupa, acima de tudo, com o bem-estar do indivíduo, por isso consideramos tão importante essa parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Precisamos educar e conscientizar a população sobre a melhor forma de se prevenir contra os danos causados pela radiação solar. Para nossa equipe, compartilhar dessa missão é motivo de orgulho.”
 
PROTETOR SOLAR, UM ALERTA
Uma das constatações da campanha de 2012 foi a identificação de que atualmente é grande o número de pessoas (69%) que não utiliza o protetor solar ao se expor ao sol. Esse percentual ainda é maior em cidades como Rondonópolis (79%), Belém (79%), Araguaia (71%), Recife (68%) e Teresina (70%), que apresentaram resultados acima da média brasileira. 
 
Segundo o relatório final do Tour, o carcinoma basocelular continua sendo o que apresenta maior índice de diagnósticos, principalmente nas cidades de Rondonópolis (39%), Recife (52%), Arapiraca (32%), sendo que em 65% dos casos a lesão foi encontrada na face, reforçando a necessidade da utilização de protetor solar diariamente. Após o atendimento no caminhão, 60% dos pacientes foram encaminhados para cirurgias ou realização de biópsia nos Serviços Credenciados pela SBD.
 
“A prevenção ao câncer da pele é um processo de educação, principalmente da população, e essa ação simbolizada no Tour cumpre a sua função, ou seja, divulga a maneira como o câncer da pele pode ser evitado por meio da fotoproteção, principalmente para o paciente de risco. No entanto, o mais marcante são os diagnósticos, na maioria das vezes da doença em sua fase inicial, o que permite a cura com uma cirurgia simples. Para isso, esse atendimento é também resolutivo pois assegura tratamento imediato nos Serviços Credenciados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)”, completa Maia.
 
De acordo com Barbara Gurgita, da Comunicação Científica da La Roche-Posay, a campanha deste ano já está sendo estruturada, e o principal foco será alertar crianças e adolescentes quanto aos malefícios do sol sem proteção e a longo prazo. “Aproximadamente 80% da exposição solar de toda a nossa vida ocorre nos 18 primeiros anos, tendo efeito cumulativo. Por esee motivo, a marca estuda desenvolver materiais específicospara esse grupo no Tour deste ano”, salienta. 
 
O roteiro sugerido para a edição de 2013 – que terá início em setembro – prevê a visitação de 12 cidades.
 
 
Fonte: Jornal da SBD Ano 17 n.2