A partir de 2015 será incluída a prova prática oral no Exame do Título de Especialista da SBD. A decisão foi também aprovada pela Assembléia Geral Ordinária da SBD, ocorrida no dia 9 de setembro, em Brasília. As modificações, no entanto, não poderão ser adotadas imediatamente. 

Antes de concretizadas, será criada uma Comissão para estudar a melhor forma de implementar a prova prática oral a partir de 2015, nos moldes dos melhores métodos de avaliação de formação médica existentes. Segundo o vice-presidente da SD, Gabriel Gontijo, "essa mesma Comissão irá sugerir toda a logística desse tipo de avaliação oral que será implantada".

Já a avaliação opcional para aos R3 de Serviços Credenciados da SBD será mantida, e os aprovados farão apenas a prova prática oral. A Comissão do Título de Especialista deverá avaliar a possibilidade de a avaliação opcional ser aplicada também para os R2 dos Seviços Credenciados da SBD. Não há previsão para que essa avaliação do R2 seja implementada, já que a SBD deve seguir as obrigações legais junto à AMB.

Fonte:Jornal da SBD ● Ano 17 n.5