A Biblioteca lançou, no último Congresso da SBD, um serviço chamado POPAC, Programa de Orientação para Publicação de Artigo Científico. O programa oferece serviço de auxílio na redação, revisão das normas, edição de texto e tradução de artigos científicos para publicação em revistas especializadas em Dermatologia.

O POPAC realiza tratamento editorial dos textos para que se evite a recusa ou a reprovação, pelos periódicos científicos, por falta de clareza, cumprimento de normas técnicas. Os artigos/manuscritos serão analisados por ordem de chegada. Para cada artigo participante do programa, serão disponibilizadas, gratuitamente, via SBD, um total de 10 horas de trabalho da Palavra Impressa Editora.

O associado quite da SBD poderá usufruir desta consultoria para publicar seu trabalho. Serão aceitos trabalhos a partir do ano de 2013. Para se inscrever é necessário entrar no site da SBD (www.sbd.org.br) preencher a ficha que consta na área da Biblioteca e enviá-la pelo correio para a sede da SBD, no Rio. Mais informações estão disponíveis na página da Biblioteca no site da SBD.

Bases de Dados

A Biblioteca da SBD, dona de um dos mais ricos acervos sobre Dermatologia no Brasil, traz boas e importantes novidades aos associados. Recentemente, a biblioteca obteve uma aprovação da Rede Informática de Medicina Avançada, RIMA, para devolução de créditos, caso o usuário não tenha conseguido baixar o arquivo que solicitou. A devolução será feita após 72 horas, e para conseguir o benefício o usuário deverá contatar a biblioteca e informar os dados do artigo indisponível.

Além disso, os usuários que desejarem consultar a base DynaMed pelo celular poderão pedir à biblioteca um número de série para  acesso. Caso tenha interesse, entre em contato com a biblioteca o mais rápido possível. Enviarão um tutorial ensinando como baixar o aplicativo e instalá-lo em seu smartphone.

ATENÇÃO: Cada usuário da base RIMA tem direito a cinco créditos para baixar artigos por mês. Quem precisar de mais créditos deverá solicitar a biblioteca no e-mail [email protected] e solicitar o aumento.

Prêmio RIMA

Quem consulta regularmente o acervo do Campus RIMA terá ainda mais motivos para acessar a base com afinco. A rede lança neste ano, o projeto “Prêmio RIMA em Excelência na Atualização Científica Internacional” para premiar os usuários mais assíduos. Os contemplados ganharão medalha ouro e prata e terão 10 pontos acrescidos na CNA (Comissão Nacional de Acreditação).

A pontuação foi creditada desde 08 de fevereiro de 2013, e a premiação foi entregue no final do ano. Portanto, o associado que ainda não acessou a base ainda está em tempo de solicitar login e senha e conhecer melhor este incrível acervo.
Comemoração dos 80 anos

Em outubro, a Biblioteca da SBD completou 80 anos. Para celebrar este grande momento, uma exposição digital no Congresso da SBD, em Brasília foi organizada. O título da exposição foi “Lugar de Memória da Sociedade Brasileira de Dermatologia: 80 anos da Biblioteca”. No estande da SBD estavam 10 totens digitais que contavam um pouco da história deste rico patrimônio da sociedade.

Para quem não teve a oportunidade de prestigiar esse evento da Biblioteca, uma boa novidade. O conteúdo integral da exposição estará disponível no novo site da SBD, que estreará em breve.