Você já reparou naqueles desenhos de um pote aberto com um número dentro, nas embalagens de cosméticos? Este símbolo indica o prazo de validade do produto em meses.  Isso acontece porque a maioria das marcas de maquiagem calcula o prazo de validade a partir da data de abertura e início do uso do produto, que em geral fica entre 6 e 24 meses. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece que o prazo de validade das maquiagens é determinado diretamente pelo fabricante e leva em consideração o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor, enfim, todas as características do produto intactas. Ou seja, o prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois, após a data determinada, podem ocorrer irritações e, principalmente, ausência de efeitos desejados. No caso de maquiagens o prazo de validade aumenta o risco de irritações e possível contaminação dos produtos.

Em alguns casos, se as maquiagens estiverem guardadas em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, e vencidas há bastante tempo, podem ocorrer infecções de pele. É necessário ter atenção porque em muitas maquiagens a data de validade está estampada na caixa e não na maquiagem em si. Logo que comprar ou ganhar um produto, é necessário reparar na data de validade antes de jogar a caixinha fora.

Segundo a SBD, o lugar mais comum para armazenamento de maquiagens é o banheiro – e, acredite, esse é o pior lugar! O banheiro é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação das maquiagens.

O ideal é armazenar as maquiagens em um local seco e longe do calor. Uma boa opção é fazer uma prateleira de maquiagens no guarda roupas ou montar uma penteadeira no quarto. Também não é aconselhável carregar todas as maquiagens em uma nécessaire dentro da bolsa. O ideal é carregar somente o essencial para o retoque e manter as maquiagens fresquinhas em casa.

Caso aplique um produto vencido na pele e só observe após utilizá-lo, a SBD esclarece que, se não houver nenhum sinal de irritação na pele – como ardência, pinicação ou vermelhidão, em geral não há nenhum problema.

Caso perceba algum desconforto ao aplicar o produto na pele, deve-se lavar abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave. Em geral pode-se observar o aspecto da maquiagem antes de aplica-la! Se o odor, a cor ou a textura estiverem alterados, não use”, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD).

sbd4

Fonte: SBD

Categorias: Dicas