Caros associados,

 

Preocupada com o contexto político de nosso país e o futuro de nossa especialidade, a atual Diretoria da SBD está organizando um Fórum de Debate “Os Rumos da Dermatologia no Brasil: Reflexões, Desafios, Perspectivas e Recomendações”, a ser realizado no dia 5 de abril, em São Paulo.

Os associados da SBD interessados em participar do debate deverão comunicar a participação por meio do e-mail [email protected], impreterivelmente, até o dia 20 de fevereiro.

Caso haja mais de dez interessados, a escolha será feita por meio de sorteio. Se os escolhidos não forem do estado de São Paulo, a SBD se responsabilizará pelos custos de hospedagem (uma diária) e passagem. No caso de falta, o associado selecionado deverá devolver à SBD os custos mencionados.

Participarão do Fórum de Debate a Diretoria da SBD, presidentes das Comissões da SBD (Ética e Defesa Profissional, Título de Especialista, Científica, Ensino e Conselho Fiscal), chefes de Serviços Credenciados, presidentes das Regionais da SBD, representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médico Brasileira (AMB), dez representantes dos associados da SBD que participam das redes sociais, e dez que não participam das redes sociais, além dos convidados especiais Evandro Rivitti e Alice Alchorne.

Na ocasião, serão apresentadas as seguintes palestras: “A evolução histórica de uma especialidade: a dermatologia ao longo do tempo”; “O início e avanço da cosmiatria e laser no Brasil e seus desafios”; “O início e avanço da cirurgia dermatológica no Brasil e seus desafios”; “A formação acadêmica atual do dermatologista perante a SBD e seus desafios”; “O acadêmico de Medicina: a visão da especialidade, ações da SBD nas faculdades de Medicina, a diferença da pós-graduação latu senso e a formação no Serviço Credenciado da SBD”; “Aspectos éticos e legais no exercício da profissão”; “Dermatologia atual: expectativas versus realidade"; “A invasão da dermatologia no Brasil e no mundo: um cenário nebuloso”; “O futuro da dermatologia: o que será daqui a 10 anos?”; “Representante do CFM: a SBD pergunta”; “Representante da AMB: a SBD pergunta”.

Também haverá grupos de discussão que abordarão os seguintes temas: “Quais são as recomendações para o futuro da especialidade no Brasil?”; “Quais são as recomendações para o acadêmico de medicina?”; “Quais são as recomendações para os residentes de Serviços Credenciados?”; “Quais são as recomendações para os Chefes de Serviços Credenciados?”; “Quais são as recomendações para a Sociedade Brasileira de Dermatologia?”;“Quais são as recomendações para os associados já inseridos no mercado de trabalho”. Por fim, haverá uma discussão plenária das recomendações, seguida de discussão final, elaboração e leitura do relatório final.

 

Atenciosamente,

Diretoria da SBD – 2013/2014