Para iniciar bem o biênio 2013 e 2014, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia se reuniu com as Regionais Comissões no intuito de apresentar seus planos de relacionamento com os associados, suas reuniões e seus desafios. Dr. Lauro Rodolpho Soares Lopes, presidente da Regional Piauí, participou da reunião e nos apresenta as novidades:

"As propostas apresentadas pela Dra. Denise Steiner, representando a nova Diretoria, destacam a de proporcionar mais autonomia às regionais na promoção de cursos e aulas. Todas as regionais terão direito a pelo menos um delegado a partir de 2015, e terão mais um delegado a cada 1% de sócios em relação a SBD Nacional, que dará em torno de mais um delegado a cada 68 sócios", ressalta o presidente.

Mais uma novidade da reunião é que a partir desse ano o residente de dermatologia so podera ser sócio aspirante por 3 anos após sua conclusão e nao mais seis. E para se tornar sócio titular apenas com título de especialista. A SBD Nacional também irá padronizar a forma de denúncia de falsos dermatologistas por meio de uma cartilha de defesa profissional.

Dr. Lauro Rodolpho se pronunciou na reunião sobre a realidade da Regional, ações promocionais para esse período de fevereiro que engloba o dia do dermatologista e melhorias na comunicação entre os membros da diretoria.

Segue abaixo um resumo do que foi apresentado na Reunião:

 

Reuniões de 01 e 02/02/13: principais pontos:

Compromissos principais com todos associados, serviços credenciados, coordenadores de departamento e presidentes de regionais, e extensivamente a todos associados: agilidade, transparência e atenção, para VALORIZAÇÃO DO DERMATOLOGISTA, aos pontos estratégicos:

Serviços credenciados: reconhecidos como a célula mãe da SBD e da dermatologia, prover todo tipo de assistência visando uma melhora das condições dos serviços em todos sentidos: estrutural, curricular, além de valorizar o residente/especializando com priorização nos cursos e eventos;

·         A assessoria aos serviços priorizará aqueles em estado mais crítico, ou seja, que recebem credenciamentos mais curtos (2 anos) mais de 2 vezes consecutivas;

·         Estabelecimento do CV mínimo juntamente com a comissão de ensino e os departamentos, com foco no conceito que nossa especialidade é clínico-cirurgica-cosmiátrica.

·         Todos preocupados com as mudanças de CV: elaboração de uma tática de adequação mínima dos serviços a realidade futura.

Departamentos: espera-se uma atuação forte e inovadora, e para isso terão autonomia e apoio de forma diferenciada, pois as realidades são muito distintas; entretanto, há alguns pontos em comum para todos departamentos:

·         CV mínimo: conhecimentos indispensáveis de cada departamento que devem contar no treinamento dos residentes; foco nos departamentos de oncologia, cosmiatria e cirurgia, que terá suporte de treinamento com a SBCD, mediante acordo formal. Todos os outros deverão conhecer como sua área é tratada em cada serviço credenciado, priorizando aqueles que na enquete, pediram sua ajuda/treinamento;

·         Livros/fascículos ou diretrizes AMB: necessidade de avaliar o que é possível/desejável/ estratégico de cada departamento, que deverá produzir uma publicação: necessária reunião com editora;

-Regionais: alguns dos problemas são sobretudo com a questão de defesa profissional e repasse de recursos, além de captar e manter como sócios os jovens dermatologistas, sobretudo nas regionais de menor expressão.

·         Pedir a assessoria jurídica uma “cartilha” de como proceder para denuncias de não médicos, médicos ou mesmo dermatologistas irregulares;

·         Os repasses já foram anunciados e em um primeiro momento não poderão sofrer alterações de percentual pois é estatutário,

·         Todos presidentes de regional devem estar a par do novo estatuto, do final de 2012, para um melhor andamento dos trabalhos;

 

Demandas críticas:

·         Junto às faculdades: alguma forma de comunicação que ajude o estudante a distinguir uma pós graduação de uma residência, a importância de serviços credenciados;

·         Junto aos residentes de dermatologia: novas categorias de sócios, vantagens para evitar o êxodo nos primeiros anos de formado; (o residente sócio paga muito menos e o residente não sócio pagaria mais, pois o residente sempre paga menos do que o sócio aspirante)

·         Junto aos chefes de serviço: devolutiva das provas já realizadas para um melhor alinhamento do que foi pedido/estudado

·         Junto a empresa da campanha de valorização do dermatologista: tentar negociar a propriedade da frase da campanha-rever contrato, etc.

·         Revisitar modelo da campanha de Câncer da pele, caminhão da SBD/La Roche

·         Departamento de Cirurgia- desenvolver o acordo oficial para suporte e elaborar os projetos.

·         Assessoria jurídica: cartilha orientativa de como proceder para denunciar atividades antiéticas e irregulares de colegas ou não médicos.

·         Teledermatologia: negociação e interface com site, aquisições de plataformas; 

·         Marcar um cronograma de follow-up dos departamentos e de seus programas.