A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) respondeu imediatamente a reportagem publicada em dezembro no site G1 e intitulada "Médica é suspeita de causar queimaduras em pacientes, diz MP". A entidade repudiou veementemente a menção de que a médica de Goiás suspeita de causar as queimaduras fosse dermatologista. A Diretoria da SBD entrou em contato pessoalmente com os jornalistas e editores responsáveis pela matéria e enviou o seguinte comunicado:

 

“Prezados jornalistas Silvio Túlio Pereira e Elisangela Nascimento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece que é prematuro e leviano mencionar que a profissional suspeita de causar queimaduras em pacientes seja dermatologista, sem antes verificar se a médica tem o registro de seu Título de Especialista da SBD (RQE), no Conselho Regional de Medicina (CRM).

 

Conforme a matéria publicada, a médica é suspeita de atuar irregularmente como dermatologista e, conforme o promotor Evaldo Sebastião de Souza,  a profissional não tem o registro no CRM para exercer a função de dermatologista, mas sim o registro como clínica geral.

 

Dessa forma, vimos através desta, solicitar a imediata correção da matéria, que denigre a imagem do especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, um profissional conceituado, ético, responsável e competente que, após três anos de formação na especialidade, presta o exame e, se aprovado, registra o Título de Especialista no Conselho Regional de Medicina de seu estado. Apenas com o Registro de Qualificação da Especialidade (RQE) o médico pode exercer e divulgar sua especialização.

 

Aproveitamos para esclarecer aos jornalistas que a Sociedade Brasileira de Dermatologia é a única Sociedade de dermatologistas reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e que, antes de publicar qualquer matéria referente às complicações causadas por procedimentos dermatológicos, verifique prudentemente no site da SBD (www.sbd.org.br) se o profissional é associado da entidade.

 

Certo de que cumprimos com o dever de defender o associado da SBD e, principalmente, preservar a saúde da população, nos subscrevemos atenciosamente.

 

Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Denise Steiner – Presidente da SBD

Gabriel Gontijo – Vice-presidente da SBD"

 

Aproveitamos este fato para reforçar aos associados da SBD a importância:

 

– do Registro do Título de Especialista no CRM (RQE);

– da Campanha de Valorização do Dermatologista da SBD, esclarecendo e alertando a população a verificar se o profissional que cuida de sua pele é associado da SBD;

– de estimular os pacientes a juntar as provas de complicações causadas por procedimentos dermatológicos e encaminhá-las à imprensa e ao Ministério Público.

 

Finalmente, comunicamos que a SBD, por meio de sua assessoria de imprensa, está empenhadíssima a aproveitar o ocorrido e conseguir um amplo espaço na mídia para divulgar à população os riscos à saúde quando procedimentos dermatológicos são realizados por profissionais sem a devida qualificação necessária ao exercício da dermatologia.

 

Atenciosamente,

Diretoria da SBD