A hanseníase é uma doença infecciosa crônica endêmica em algumas áreas subdesenvolvidas, e ainda representa um problema de saúde pública no Brasil. Portanto, o controle da endemia depende necessariamente da instituição do tratamento correto e contenção de abandono do tratamento. O estudo do médico dermatologista membro da SBD-PI, Régio José Santiago Girão e de mais alguns autores revisionando a sistemática dos estudos publicados sobre abandono do tratamento da enfermidade.

Foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados entre janeiro de 2005 e abril de 2013, nas bases de dados MEDLINE e SciELO. A pesquisa foi realizada utilizando os termos MeSH: "hanseníase", "abandono pacientes" e as palavras-chave: "hanseníase, o tratamento" e "descumprimento, a lepra", em associação, ao lado das equivalentes em Português.

Foram encontradas inicialmente 196 referências. Após a análise dos títulos e resumos de artigos, 20 artigos foram obtidos e incluídos na amostra final.

Segundo o dr. Régio Girão, a hanseníase é uma doença de notificação obrigatória conhecido como a sua capacidade de desfigurantes e à elevada taxa de não-adesão ao tratamento. A baixa aderência é responsável pelas fontes potenciais de infecção, complicações irreversíveis, cura incompleta e, adicionalmente, pode levar a resistência a múltiplas drogas. Muitos fatores são responsáveis ​​pela interrupção ou o abandono do tratamento: fatores socioeconômicos, escolaridade, desconhecimento sobre a doença, a falta de eficiência dos serviços de saúde, demografia, os efeitos colaterais das drogas, alcoolismo, entre outros.

A literatura científica recente sobre o assunto diverge sobre os fatores que mais afetam o problema de abandono no tratamento de pacientes com hanseníase. No entanto, uma melhor integração entre os profissionais e usuários e maior comprometimento do paciente, são pontos comuns entre os autores dos estudos.

Título da Pesquisa: Leprosy treatment dropout: a sistematic review

Autores: Régio José Santiago Girão, Nara Lívia Rezende Soares, Juliana Viana Pinheiro, Giuliano da Paz Oliveira, Sionara Melo Figueiredo de Carvalho, Luiz Carlos de Abreu, Vitor E Valenti and Fernando Luiz Affonso Fonseca

Acesso ao trabalho no site do International Archives of Medicinehttp://www.intarchmed.com/content/6/1/34