A transição do período da infância para a idade adulta é muito estressante e complexa. Trata-se de um momento, no qual meninos e meninas estão se desenvolvendo, trocando as características infantis por outras de adultos e tentando desesperadamente ser aceito pelo grupo.  Mesmo num período de transição saudável, esta fase causa bastante sofrimento porque as mudanças emocionais e físicas são profundas e difíceis de serem metabolizadas. Veja o que dizem especialistas sobre efeitos do problema, que podem ir de um sentimento de rejeição social até a depressão.

Adolescentes com acne evitam o contato olho no olho, deixam o cabelo crescer para esconder o rosto e as meninas usam maquiagem pesada; evitam participar de eventos esportivos e rejeitam contatos, principalmente afetivos. Tendem a se isolar, não ir mais à escola ou ao trabalho – passos largos para a depressão.

A coordenadora do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner. “Certos sinais de depressão, nesta fase, precisam ser reconhecidos pelos pais. Como: perda de apetite, letargia, variações de humor, problemas de comportamento, choro espontâneo, falta de sono, falta de indignação”, afirma.

“É importante tratar a acne tão logo apareça para evitar sequelas físicas e emocionais. É imprescindível que os pais ajudem o jovem a buscar auxílio médico especializado para tratar a acne, que, muitas vezes, envolve também, ajuda psicológica e emocional. 

 

Fonte: Jornal do Povo /  Sociedade Brasileira de Dermatologia