A americana Tawny Willoughby, 27 anos, recebeu elogios de usuários do Facebook de diferentes nacionalidades depois que ela compartilhou uma imagem chocante que mostra seu tratamento contra o câncer de pele. A enfermeira diz, na publicação, que quer alertar outras pessoas sobre os perigos de câmaras de bronzeamento artificial.

Tawny postou a foto no Facebook e escreveu: “Se alguém precisar de um pouco de motivação para não deitar em uma câmara de bronzeamento e no sol aqui vamos nós”.

O selfie, compartilhado mais de 57 mil vezes, mostra Tawny durante um tratamento usando um creme imiquimode para combater a forma mais comum de câncer de pele, o carcinoma basocelular (CBC).

Na sua página da rede social, ela explicou que como a maioria de seus amigos, ela cresceu com uma câmara de bronzeamento artificial em sua própria casa, no Alabama, e durante o ensino médio usou o aparelho uma média de quatro a cinco vezes por semana.

Ela disse que ela teve seu primeiro diagnóstico de câncer de pele aos 21 anos, e nos seis anos seguintes teve CBC cinco vezes e carcinoma de células escamosas uma vez.

A cada seis meses a um ano, ela visita o dermatologista e “geralmente tem um câncer de pele removido a cada check-up”, mas acrescentou que ela estava agradecida por nunca ter tido um melanoma – tipo de câncer de pele mais grave que pode se espalhar para outros órgãos no corpo.

“Isto é com o que o tratamento do câncer de pele se parece”, disse ela. “Use protetor solar e obtenha um spray de bronzeamento. Você só tem uma pele e você deve cuidar dela. Aprenda com os erros de outras pessoas. Não deixe que seu bronzeamento lhe impeça de ver seus filhos crescerem. Esse é o meu maior medo agora que eu tenho um garotinho de dois anos.”

Tawny disse que desde que a imagem se tornou viral muitas pessoas entraram em contato com ela para dizer que nunca iriam usar a câmara novamente – e até mesmo algumas pessoas de sua cidade que estavam jogando fora o equipamento.

“Obrigada a todos por compartilharem meu post”, disse ela. “Eu realmente esperava para mudar a opinião de pelo menos uma pessoa sobre bronzeamento/cuidados com a pele/protetor solar”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as câmaras de bronzeamento artificial, proibidas no Brasil desde 2009, são extremamente nocivas à saúde da pele. Estima-se que a exposição às máquinas aumente em 75% o risco de desenvolvimento de melanoma malígino, o mais agressivo dos cânceres de pele, além de favorecerem o desenvolvimento irreversível de manchas escuras, de rugas e ressecamento. Elas funcionam como um sol artificial oferecendo alta concentração de radiação ultravioleta A, muito superior ao mesmo tempo de exposição à luz do sol.


Fonte: O Globo