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SBD reescreve panorama da especialidade em Campanha de Valorização do Dermatologista 2013-2014

Preocupada com a prática disseminada dos mais variados tratamentos estéticos oferecidos por sites de compra coletiva, entre outros motivos, a SBD pensou em uma forma contundente e eficaz para tentar alertar as pessoas quanto aos perigos dessa “escolha”. A Campanha de Valorização do Dermatologista (CVD), que a entidade preparou junto com o Grupo Triunfo para os anos 2013 e 2014, ressalta seu papel para o público e o conscientiza de que esses tipos de tratamentos amplamente oferecidos (peeelings, depilação a  laser, por exemplo) na rede, são atos médicos. 

Lançada em setembro no Congresso Brasileiro, em Brasília, a Campanha Pele 100% Dermatologista da SBD tem três frentes de atuação: prevenção, beleza e diagnóstico, e está sendo divulgada desde novembro na televisão, em revistas e na internet. 

“Antes de iniciar qualquer tratamento dermatológico, o paciente deve ser examinado pelo especialista que irá avaliar a técnica adequada. Esse especialista é o dermatologista da SBD, o único que entende 100% de pele, cabelo e unhas. Nós estamos mais unidos, refl exivos e mais do que nunca orgulhosos de ser dermatologistas da SBD. 

Temos sinalizado para a população a importância de um tratamento com o especialista correto, e nenhuma política desastrosa, invasões desenfreadas ou documentos assinados irão abalar a estrutura, a capacidade e a formação do dermatologista da SBD”, salienta a presidente da entidade, Denise Steiner. 

Cada fase da campanha, que tem como embaixadora a atriz Lavínia Vlasak, é marcada por temas diferentes que abordam questões capazes de impactar a saúde da pele, como a proteção solar e os riscos para o câncer, a cosmiatria, cirurgia dermatológica e laser, e as doenças da pele. 

Aproveitando a proximidade do verão, o primeiro assunto diz respeito à prevenção (proteção solar e câncer da pele). De novembro passado até fevereiro de 2014, estão sendo veiculados vídeos em tevês, anúncios em revistas de saúde e bem-estar (Claudia, Boa Forma, Women’s Health e Saúde) e banners em sites bastante procurados nessa época, como o Clima Tempo, nas buscas de cidades do litoral brasileiro.

O segundo tema, previsto para divulgação de março a junho, terá a beleza como foco da programação que se reportará a cosmiatria, cirurgia dermatológica e laser. Nesse momento, as pessoas serão alertadas sobre os perigos de procurar clínica de estética com pouco conhecimento sobre o assunto, em vez de um dermatologista da SBD. 

Também será realizada divulgação em variadas mídias, incluindo anúncios em revistas. Na fase do diagnóstico, de julho a outubro, a campanha vai frisar a importância de se procurar um dermatologista da SBD ao menor sinal de manchas ou problemas de pele. Nos meses de novembro e dezembro a prevenção voltará a ser debatida, preparando a população para o verão.

As redes sociais e o site www.pelecemporcento.com.br também disponibilizam conteúdos atualizados de cuidados com a pele e material de conscientização sobre os profi ssionais adequados para tratamento. A atriz Lavínia Vlasak apoia de maneira gratuita a campanha, e ilustra as peças publicitárias desenvolvidas para todas as plataformas de comunicação que estão sendo veiculadas na mídia.

ENGAJAMENTO
A ação foi desenvolvida para orientar a população brasileira e fortalecer o associado da SBD; portanto, os dermatologistas podem e devem participar da Campanha de Valorização compartilhando os vídeos pelas redes sociais e utilizando em seus consultórios o material de divulgação (cartazes e adesivos, entre outros) que foi enviado às Regionais. Ao aderir à campanha, o dermatologista contribui para um país informado e protegido contra os problemas da pele e ainda fortalece a especialidade. 

RESULTADOS DA PRIMEIRA FASE
De 8 a 21 de novembro, um vídeo de 30 segundos foi exibido em quatro canais de tevê por assinatura (GNT, Gloob, Universal Chanel e Viva), contabilizando 203 inserções na mídia televisiva. Isso equivale a impacto direto em mais de 22 milhões de mulheres. Na mídia online, no período de outubro a novembro, a campanha rendeu aumentos de 44% na FanPage do Facebook, 1,5% em seguidores do Twitter, 1.200% de visitas no site e 73% de visualizações dos vídeos da entidade no You Tube. A divulgação impressa feita nas revistas Boa Forma e Claudia atingiu cerca de três milhões e meio de leitores.

NO JÔ – A atriz Lavínia Vlasak esteve no início de dezembro no Programa do Jô. Durante o bate-papo, a atriz – que foi escolhida para divulgar a campanha por representar a beleza, o carisma e a simpatia da mulher brasileira – enfatizou os riscos da doença e ressaltou a importância de consultar um dermatologista especializado, que é o associado da SBD. A presidente da SBD, Denise Steiner, acompanhou o programa ao vivo, sendo chamada algumas vezes pelo apresentador para falar sobre a pele. A apresentadora Chris Flores, a jornalista Rosana Jatobá, o chef Edu Guedes e o jornalista Celso Zucatelli também apoiam a Campanha da SBD

 

Fonte: Jornal da SBD Ano 17 n.6