Estatísticas
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelam que cerca de 62% da população do país não usa proteção solar diariamente, e no Rio esse índice sobe para 64%. Em relação ao câncer de pele, 55% dos brasileiros estão em risco e 53% dos cariocas estão suscetíveis.


Protetor solar é essencial
A exposição ao sol está relacionada à maior parte dos cânceres de pele, por isso, os especialistas reforçam a importância do uso do protetor solar diariamente. Além de proteger a pele contra o câncer, esses produtos também previnem o envelhecimento precoce e queimaduras. O fator recomendado é 30 ou superior.


Os grupos de risco
No grupo de maior risco da doença estão pessoas com predisposição genética e as de pele clara. As crianças também não devem ser esquecidas, já que elas se expõem mais ao sol do que os adultos. Pesquisas indicam que a exposição cumulativa e excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta o risco.


Os cuidados básicos
Evite a exposição solar das 10h às 16h (e das 11h às 17h no horário de verão); dê preferência às roupas e acessórios de tecidos com fator de proteção; observe a pele frequentemente e procure um profissional ao aparecimento de pintas e sinais suspeitos; uma vez ao ano, faça uma consulta com um dermatologista.

 

Fonte: O Globo

Categorias: Dicas