No dia 30 de novembro, os dermatologistas vão se mobilizar para uma das maiores campanhas médicas do país. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá no “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” — um dia inteiro dedicado a examinar a população para prevenção e diagnóstico de uma doença que deve registrar mais de 140 mil novos casos este ano no Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Como o câncer da pele é um problema de saúde pública, há 14 anos, os Dermatologistas da SBD dedicam um dia inteiro de trabalho, sempre no último sábado de novembro, para realizar o exame preventivo gratuito na população com risco para o câncer de pele e mostrar as medidas que as pessoas podem adotar para se proteger. “Essa ação que estamos promovendo nessa data é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil”, afirma Dra. Denise Steiner, presidente da SBD

Até hoje, as ações desenvolvidas no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele atenderam mais de 450 mil pessoas. Só no ano passado, foram mais de 33 mil atendimentos e cerca de 12% das pessoas atendidas foram diagnosticadas com câncer da pele e 63% revelaram que costumam ficar expostas ao sol sem proteção.

Em 2013, cerca de 4 mil médicos voluntários e outros profissionais da área de saúde irão fazer o atendimento gratuito em 139 postos montados nos serviços de saúde instalados em 24 estados. Entre 09h e 15h, o paciente será submetido à avaliação clínica e se for diagnosticado com câncer da pele será encaminhado para tratar a doença. Quem for a um desses postos terá acesso a palestras informativas e receberá folders com informações sobre a doença e sobre proteção solar "Todos dermatologistas estarão equipados com o dermatoscópio que aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%", explica Dr. Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele.

O exame preventivo para câncer da pele nos postos montados pela SBD será totalmente gratuito e resolutivo, pois quem receber o diagnóstico de Câncer de Pele será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros de referência indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No Piauí, teremos apenas um posto, na capital:
Ambulatório da Clínica de Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas

Av. Frei Serafim, 2.352 Centro Teresina 64001-020 

Em frente ao Hop. De Doenças Tropicais Natan Portela
(86) 3221-3040 ramal:157

O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele este ano tem o apoio da atriz Lavínia Vlasak, que veste a camisa da SBD e convida todos a protegerem a pele contra a doença no Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele