A pele do corpo é o nosso “cartão de visitas”, que deveria estar sempre bem apresentável, mas infelizmente esse é um prato cheio para manchas, sardas e cicatrizes. Alguns sinais apenas incomodam e vão embora, enquanto outros demoram anos ou nunca saem naturalmente. E quem pega cor rápido no verão também costuma manchar mais facilmente – portanto, deve redobrar os cuidados.

Segundo os dermatologistas Sérgio Schalka e Márcia Purceli, algumas dicas para uma pele livre de manchas são: usar filtro solar diariamente, mesmo no inverno; cuidar também com as luzes de luminárias, pois podem manchar; e prestar atenção se a pele fica vermelha com o uso de ácidos ou clareadores, e não tomar sol no local enquanto durar o tratamento.

Pessoas com pele clara, quando recebem a radiação solar, não têm a mesma proteção de indivíduos bronzeados, pois produzem menos melanina. Já pessoas de pele morena são naturalmente mais protegidas, mas também são mais suscetíveis a manchas.

Para evitar coceiras, ressecamentos e rachaduras na pele, os dermatologistas também indicam manter sempre uma boa hidratação. O ideal é passar o hidratante após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, para absorver bem o produto.

Uma das maneiras de prevenção é o uso de protetor solar nas áreas mais expostas ao sol e também à luz visível – nesse caso, o melhor é usar durante o dia um filtro com base e não uma base com filtro.

A dermatologista Márcia Purceli acrescenta que, para uma pele sem manchas, é fundamental tomar ainda alguns cuidados, como usar calmante e protetor após a depilação e evitar ficar muito perto de luminárias ou fontes de luz. Quem pega cor fácil no sol também deve prestar mais atenção porque pode manchar mais fácil.

Além das manchas nas áreas visíveis da pele, existem ainda manchas menos visíveis, como as nas axilas. Elas acontecem por causa da hiperpigmentação depois da reação inflamatória – ou seja, após a depilação, por exemplo, a pele pode ficar mais escura. Essas manchas podem ficar ainda mais evidentes depois da exposição solar ou por causa da falta de hidratação. Por isso, a dica é hidratar bem regiões como axilas e virilhas ou procurar cremes clareadores, que também podem ajudar, como alertou a dermatologista Márcia Purceli.
grafico

Fonte: G1

Categorias: Dicas