Com a chegada do mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida os brasileiros a se engajarem na campanha Dezembro Laranja. A ação, realizada pela entidade pelo segundo ano consecutivo, reforça o combate e a prevenção precoce do câncer da pele e estimula a interação da população com o tema, promovendo a conscientização sobre este tipo de câncer, o de maior incidência no Brasil e no mundo.

Para participar da campanha, use peças de roupas ou adereços na cor laranja. Registre esse momento e compartilhe usando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Além dessa iniciativa, até o fim do ano a entidade realiza diversas ações de prevenção. “Queremos reforçar e difundir a informação sobre o assunto, que é de utilidade pública. Este é o momento em que toda a sociedade, de alguma forma, participa da luta contra o câncer da pele”, ressalta o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

Até o dia 4 de dezembro, a SBD realiza o concurso fotográfico #controleosol. Para participar, basta postar sua foto no Instagram “controlando o sol”. As imagens serão avaliadas pelos renomados fotógrafos Ella Durst, Bob Wolfenson e Marcos Magaldi e as mais curtidas aparecerão no Facebook da SBD. Não esqueça de usar a hashtag #controleosol e deixar seu perfil aberto.

Casos no país

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.

A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).

Para informações detalhadas da campanha de prevenção ao câncer da pele da SBD, acesse www.controleosol.com.br. O hotsite conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras.

sbd2