Cuidar da pele não é simples. Quando aparece aquele pontinho preto, o cravo, a gente corre para cutucar, mas é errado! O sol não é o único vilão das manchas. Celular, computador, abajur e até o ferro de passar roupa podem provocar melasma. O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas na pele. É mais comum aparecer no rosto, mas pode também surgir nos braços e colo. Existem várias causas, como histórico de muita exposição solar, genética, fototipo de pele e hormônios. O melasma é causado por uma hiperprodução da melanina, proteína que dá a coloração da pele. Engana-se quem acha que só a exposição ao sol causa o melasma. Outras fontes de luz induzem a produção de melanina e também favorecem o surgimento das manchinhas indesejáveis.

Luminárias, telas de computador, TV e até mesmo do celular são fontes de radiação. Ou seja, até em um ambiente fechado é essencial o uso do protetor solar. Não só o sol, mas o calor também piora o melasma. Por isso, quem trabalha na cozinha, com ferro de passar, os cabeleireiros também precisam se proteger.

Os médicos classificam o melasma em três tipos: epidérmico (pigmento superficial), dérmico (mais profundo) ou misto (em dois locais). As pessoas com o pigmento mais superficial respondem melhor ao tratamento.
O melasma não tem cura, mas tem controle. É preciso mudar os hábitos. Para quem tem melasma, o sol deve ser moderado, porque ele não é apenas mais uma mancha, é uma doença dermatológica. Use filtro solar e procure um dermatologista para o tratamento correto, seja com cremes clareadores, laser, microagulhamento.

Cravos
Eles começam a aparecer na adolescência e a maioria dos jovens odeia: os cravos. “A partir da adolescência, os hormônios estimulam as glândulas sebáceas a produzirem gordura, que é a seborreia”, explica o dermatologista Otávio Macedo.
Para se livrar, nada de cutucar. O indicado é procurar um profissional. Ele vai preparar a pele com cremes que facilitam a saída do cravo. Os poros são dilatados com a ajuda do valor e só depois começa a extração.

Doenças da chuva
As chuvas de verão são comuns, mas é preciso tomar alguns cuidados. Ao entrar em contato com a água contaminada, corre-se o risco de pegar hepatite A, leptospirose, tétano, micose e infecção de pele. Os sintomas podem aparece até 30 dias após a contaminação.
Os especialistas lembram que, depois de entrar em contato com a água de enchente, é importante tomar banho e observar os sinais e sintomas. Quanto mais tempo ficar em contato com a água suja, pior é. Se a pessoa tiver uma ferida na pele é pior.

Estrias
As estrias são cicatrizes causadas pelo rompimento de fibras elásticas. Por isso é comum o aparecimento durante a gravidez, quando se tem o ganho de peso. As estrias vermelhas são as mais recentes. Já as brancas são cicatrizes estabelecidas e precisam de tratamentos mais invasivos.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/01/computador-luminarias-e-ferro-de-passar-podem-provocar-o-melasma.html