Embora a maioria delas seja inofensiva, é preciso ficar de olho para que algumas não virem um problemão

Como elas se formam

1. Fábrica de tinta

Os melanócitos são células que ficam na camada basal, logo abaixo da epiderme. Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele.


2. Bolinho de células

Por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece. Eles costumam dar as caras entre os primeiros anos de vida até a adolescência.


3. Tudo tranquilo

A princípio, os nevos (nome que os médicos dão às pintas) são benignos. É até natural que, no desenvolvimento da criança, alguns cresçam, fiquem salientes e ganhem pelos.


4. Porém… ai, porém

A pinta pode virar um câncer de pele, especialmente um grave melanoma. Isso ocorre diante do excesso de radiação solar ou se a região é lesionada constantemente. Para flagrar e barrar as alterações, recorra à regra do ABCDE: 

A de assimetria
Pintas comuns possuem lados proporcionais.

B de bordas
No melanoma, são irregulares e com linhas tortas.

C de cores
Olho aberto se a pinta tem duas ou três tonalidades.

D de diâmetro
Os sinais com mais de meio centímetro exigem cuidado.

E de evolução
Aquelas que crescem rápido são perigosas.


Já averiguou seu braço direito?

Experts do King´s College London, na Inglaterra, analisaram as pintas de 3 500 gêmeas. Eles descobriram que o braço direito dá a melhor ideia de quantas delas temos no corpo. Um número superior a 11 significa que há mais de 100 no total – e isso sinalizaria um maior risco de câncer de pele.

As regras para escapar do câncer de pele
Confira cinco medidas simples que ajudam a evitar o aparecimento da doença
 
Crianças: não exponha ao sol bebês com menos de 6 meses. Depois, abuse de chapéus, roupas e protetores solares específicos para essa fase.

Cútis clara: indivíduos com a pele muito branca correm maior risco de queimaduras solares – o prenúncio de uma doença séria. Filtro solar neles!

Horários: evite ambientes abertos entre as 10 e as 15 horas. Nesse período, os raios ultravioleta estão muito intensos e causam danos à pele.

Protetor: prefira os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) superior a 30. E não se esqueça de reaplicá-los a cada duas horas e após sair do mar ou da piscina.

Autoexame: faça um checkup periódico de toda a pele para ver se algum sinal está diferente. Caso perceba algo suspeito, procure o dermatologista.


Elas também brotam na pele
Entenda a diferença das pintas para outras manifestações cutâneas bastante comuns
 
Verruga: é causada pelo vírus HPV, que invade as células e faz com que entrem em ritmo maluco de multiplicação. Daí o pequeno volume, sem cores estranhas.

Sardas: surgem após a exposição excessiva ao sol. São pequenos depósitos concentrados de melanina. Podem sumir com o tempo.

Manchas: existem diversos tipos. Os mais comuns estão relacionados ao avançar da idade, sol em demasia sem proteção e desequilíbrios hormonais.


Fonte: mdemulher.abril.com.br