Trezentas e setenta pessoas atendidas, 52 diagnósticos clínicos de câncer de pele e 42 biópsias realizadas. Esses foram os números alcançados pela Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovida no sábado (7), pela Sociedade Brasileira de Dermatologia-PI em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Os casos com diagnóstico positivo para a doença foram encaminhados para tratamento.

A campanha foi realizada simultaneamente em 23 estados, no horário de 9h às15h. Em Teresina, o atendimento foi na Clínica Dermatológica do HGV, considerada um importante centro de referência no estado e parceira da campanha há vários anos.

"Pela primeira vez houve a regularização, pelo SUS, dos atendimentos e das biópsias realizadas. Agora, esses dados entrarão nas estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi ). Além disso, o Hospital receberá pelos procedimentos efetivados na campanha", explica o coordenador do Serviço de Dermatologia do HGV, Jesuíto Montoril.
sbd4
O médico dermatologista e coordenador da Campanha no Piauí, Victor Martins, diz que 95% dos casos de câncer de pele são provocados pelo excesso de exposição ao sol. "O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Por isso, ao se autoavaliar, a pessoa deve procurar lesões suspeitas e, em caso de necessidade, procurar um especialista", acrescenta o coordenador.

Foi o que fez aposentada Maria Gonçalves. Ela diz que soube da campanha pela televisão e resolveu ir até a Clínica Dermatológica do HGV em busca de atendimento. A aposentada possui manchas escuras espalhadas por algumas partes do corpo e no rosto. "Graças a Deus não era o que eu pensava. Mas o médico me orientou a evitar a exposição exagerada ao sol. Vou seguir direitinho as orientações dele, pois tinha medo de que pudesse ser algo grave”, afirmou a aposentada, aliviada após a consulta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, correspondendo a 25% do total de casos de câncer no País.

sbd1

Fonte: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/saude/campanha-de-combate-ao-cancer-de-pele-atende-370-pessoas-no-hgv-34251.html