Na hora de escolher o filtro solar, devo procurar pelo maior FPS possível?

Parece natural achar que quanto mais alto o FPS (fator de proteção solar), maior a proteção solar oferecida pelo produto. Não é bem assim, e vejamos algumas razões:

O aumento da proteção contra queimaduras é mínimo – Corretamente aplicado, um protetor solar com FPS 30 bloqueia 97% dos raios ultra violeta B (UVB), responsáveis pelas queimaduras. Já um protetor com FPS 50 bloqueia 98% dos UVB, apenas 1% a mais. Acima do FPS 50, o aumento da proteção é irrisório e nunca vai chegar a 100%.

Atenção ao UVA – A radiação solar que nos atinge é composta dos raios UVA e UVB. Os raios UVB causam  queimaduras solares enquanto os raios UVA aceleram o envelhecimento da pele e ambos, UVA e UVB, podem causar câncer de pele. O FPS mede somente a proteção contra os raios UVB. A proteção anti UVA também é importante e deve vir estampada no rótulo.

Qual FPS escolher?– O FPS mínimo para dias de sol deve ser 30. Para uma proteção ainda maior, escolha FPS 50. A partir daí, os diferentes fatores oferecem proteção real semelhante. E sempre o produto deve agir também contra os raios UVA. É o chamado protetor de amplo espectro. E não vale economizar no uso: aplique generosamente.

Fonte: Veja