Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que, em alguns municípios piauienses, a umidade relativa do ar está abaixo de 20%. O índice acende o alerta e requer cuidados por parte das pessoas para minimizar os impactos das altas temperaturas e do tempo seco. Em Alvorada do Gurgueia, no Sul do Estado, a umidade chega a 17%, enquanto que em Canto do Buriti fica em 21%. Em Teresina, o índice está em 32%.

A meteorologista Sônia Feitosa explica que os mais baixos índices estão contabilizados no Sul do Estado. “No Norte, a situação é melhor, até por conta da maritimidade, mas, ainda assim, em índices abaixo dos 40%. Quando chegamos a um percentual de 30%, já ficamos em observação, 20% em alerta e 12% é o alerta máximo”, ensina.

Nos próximos dois meses, o tempo deve ficar ainda mais seco. Por conta disso, a orientação é evitar atividades que exijam maior esforço físico e ainda adotar medidas para reduzir o impacto das baixas umidades. “Com o ar seco e as temperaturas altas, devemos redobrar os cuidados com a hidratação. A recomendação é ingerir bastante líquido, evitar esforço físico das 11h às 16h, que é quando a umidade fica ainda mais baixa, além de adotar algumas medidas como uso de umidificadores artificiais, baldes com água e toalhas molhadas. A ideia é evitar que o ar atmosférico venha para o nosso corpo em busca de recolher o líquido”, justifica.

Em Teresina, segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas deverão ultrapassar os 37ºC nos próximos dias, fazendo com que a situação fique ainda mais preocupante. Como consequência do tempo seco, os teresinenses podem começar a sentir a sensação de ressecamento do nariz e da garganta, irritação na região dos olhos e dores de cabeça.

Segundo o otorrinolaringologista Flávio Santos, o tempo seco é prejudicial às pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como asma, bronquite, sinusite, entre outros. “Por isso, os teresinenses devem praticar atividades físicas antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde, quando o clima é mais ameno; usar umidificadores, principalmente quando se usa ar-condicionado, para melhorar a qualidade do ar e assim evitar ter crises alérgicas. É importante ainda ingerir de dois a três litros de água para hidratar o corpo; fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico para evitar sangramentos no nariz, e evitar ingerir líquidos mais frios e abrir a geladeira com o corpo suado”, enumera.

Pele
Além do filtro solar (nosso de todo dia), nesse período é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10h e 16h.

É o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

Reaplique-o a cada duas horas, mas fique atento, esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água. Aplique o protetor uniformemente em todas as partes de corpo, isso inclui mãos, orelhas, nuca e pés.

As pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” da pele, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

Fonte: portalodia.com + SBD.org