Estou grávida e parece que voltei à adolescência. Estou cheia de espinhas!  O que posso fazer? Creme anti-acne é perigoso durante a gravidez?
(Claudia)
 
Claudia, a mudança hormonal da gravidez pode aumentar a oleosidade da pele e causar espinhas. E aí vem essa dúvida sobre o que fazer, muito justificada, já que nem todos os tratamentos anti-acne podem ser usados nesta fase. O primeiro passo é procurar um dermatologista.
 
Produtos proibidos  e produtos permitidos
 
Dentre os ativos não recomendados, estão alguns dos mais usados contra espinhas. É o caso da isotretinoína e do ácido retinoico. Estão também nessa lista o ácido glicólico em altas concentrações e alguns antibióticos por via oral.
 
Mas existem alternativas, como o ácido azelaico e o peróxido de benzoíla. O ácido azelaico é um ativo mais suave, mas que também é útil como clareador de manchas. Isso pode ser interessante, pois as gestantes têm tendência a desenvolver manchas escurecidas na pele. Já o peróxido de benzoíla é mais potente, mas pode deixar a pele sensível no início do tratamento. Assim, a melhor indicação varia.
 
Medidas que ajudam
 
-Lave seu rosto com água fria ou morna duas vezes ao dia. Sabonetes à base de enxofre são permitidos e podem ser úteis no controle da oleosidade.
 
-Use um filtro solar em gel ou loção oil free, com FPS 30 ou mais, anti UVA e UVB. O filtro solar é item essencial durante o uso de cremes anti-acne, que sensibilizam a pele. Ele pode prevenir manchas, já que muitas gestantes têm tendência ao aparecimento de melasma.
 
-Se você gosta de maquiagem, use uma apropriada para peles oleosas e com tendência a acne.
 
-Relaxe. A gravidez é uma fase curta e essa mudança hormonal logo vai acabar. Não se aborreça com detalhes.
 
 
Fonte: Veja